sexta-feira, 24 de abril de 2009

O que é stress?

Trata-se de um "alerta" do organismo que prepara o indivíduo para reagir a uma ameaça externa (ex.: susto, fuga, briga, etc). Esta ameaça desencadeia alterações neuro-hormonais, ou seja, o cérebro libera substâncias (hormônios) que irão modificar todo o funcionamento do organismo. O stress pode estar presente na vida de todas as pessoas, independente de sexo, idade, profissão ou posição social. A reação do stress deixa de ser normal, quando, em algumas situações torna-se crônica e passa então a causar uma série de doenças graves, agravar outras existentes e até mesmo levar á morte. Com isso passam-se meses e anos e quando nos damos conta uma sensação de falta de controle sobre nossas próprias vidas nos assola a mente gerando altos níveis de ansiedade e angústia que acabam por predispor o aparecimento do stress e suas desagradáveis consequências. Diante da impossibilidade de fugirmos das tensões e pressões do dia-a-dia nos vemos impelidos a aumentar nossos conhecimentos sobre o stress e seus mecanismos para que possamos evitá-lo e com isso abrirmos a possibilidade de uma vida com mais qualidade e equilíbrio.
O stress pode acometer qualquer pessoa a qualquer momento de sua existência (infância, fase adulta ou na velhice). É importante destacar que o mecanismo do stress é individual, ou seja, uma situação que para uma pessoa pode ser corriqueira, pode ser muito desgastante para outra. Isto acontece pelo fato de que cada ser humano tem um jeito de avaliar e resolver os problemas.
A descarga de vários hormônios pelo cérebro que ocorre na reação de stress visam preparar o indivíduo para enfrentar um determinado problema. Esta descarga gera uma série de alterações físicas no organismo que são: tensão muscular (os músculos se contraem), a pele fica retraída, o coração ameaça a bater rapidamente, a respiração é acelerada, a pupila se dilata, os pêlos ficam eriçados, existe um excesso de suor e em casos extremos pode ocorrer uma eliminação involuntária de fezes e urina. Quando todas essas reações ocorrem em um momento de "alerta" , por exemplo, um assalto, não significa que a pessoa esteja doente mas sim que ela está tendo uma reação normal do organismo a um fato inesperado ocorrido. Vale a pena salientar que estas reações não ocorre somente em situações negativas, elas aparecem também em ocasiões boas como paixão, uma grata surpresa, recebimento de uma boa notícia, etc. O stress causado por uma situação positiva costuma ser menos prejudicial ao organismo.

Massoterapia para o Alívio do Stress

A massoterapia pode ser um meio de contrabalançar as tensões do trabalho e as pressões do dia-a-dia. O homem nestes últimos anos tem acrescentado a sua vida complexidade e tensão. Nossas frustrações acontecem porque, em geral, não conseguimos ao menos resolver o mais banal dos nossos problemas. As exigências diárias da vida tornam cada vez mais difíceis escapar aos efeitos psicológicos desfavoráveis e crescentes que parecem avolumar-se em todos nós. Seja o que for às idas e vindas diárias, o custo crescente, o barulho e a fumaça da cidade, o desemprego e a violência gratuita. Achamos difícil um equilíbrio satisfatório e como resultado, nos tornamos vitimas da tensão e do stress.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

O que é massoterapia chinesa?

A massagem é muito mais do que uma mera manipulação de tecidos. É uma forma de comunicação direta e simples entre o massoterapeuta e o paciente onde as mãos são receptores sensíveis. Durante a massagem, as mãos descobrem a geografia interna do corpo, revelando tensões, pontos doloridos, dores escondidas, pontos sensíveis, regiões congestionadas e inchadas. Na massagem, as mãos são canais de energia curativa, elas curam no nível físico, emocional e psíquico.
TUI NA é uma técnica de massagem chinesa que estimula todo o sistema músculo-esquelético do corpo e todos os órgãos internos. Uma vez reequilibrado o fluxo de energia, a mente e as emoções também são afetadas.
No aspecto físico , a massagem destina-se a melhorar o sistema circulatório, muscular e nervoso e ajudar também o corpo a assimilar os alimentos e a eliminar os produtos residuais.
No plano psicológico e emocional, os efeitos calmantes e tranqüilizantes da massagem têm ajudado muitas pessoas que sofrem de ANSIEDADE ou DEPRESSÃO, permitindo-lhes enfrentar de maneira mais construtiva os problemas e as preocupações do dia a dia e recuperar a autoconfiança .
É uma ferramenta utilizada como tratamento complementar para uma série de alterações. Ela promove o bem-estar físico e mental, alivia o estresse e as tensões do dia-a-dia e melhora a qualidade do sono devido ao profundo relaxamento experimentado pelo paciente durante a massagem. Além disso, o Tui Na está indicada nos quadros de reumatismo, dores articulares, problemas da coluna vertebral, artrose e processos inflamatórios do sistema músculo-esquelético.

Hipnose e Terapia Cognitivo Comportamental

Há comprovação científica de que a hipnose pode potencializar a terapia cognitivo-comportamental (TCC) em psicoterapia. A TCC se concentra...