terça-feira, 22 de março de 2011

Está comprovado que a acupuntura para dor de cabeça funciona, mesmo com as agulhas inseridas em pontos errados

Pacientes que tratam dores de cabeça e enxaqueca com acupuntura apresentam uma melhora sensível dos sintomas mesmo quando as agulhas são posicionadas incorretamente, concluiu uma meta-análise de estudos que envolveram um total de 6.700 pacientes.

A pesquisa, feita na Alemanha, sugere que os benefícios da acupuntura podem advir da crença das pessoas em sua eficácia --o chamado efeito placebo-- e que a seleção de pontos específicos de aplicação pode não ser tão importante.

De acordo com a pesquisa, 50% dos pacientes tratados com a técnica correta afirmaram que a frequência da dor de cabeça caiu ao menos pela metade, contra 41% dos pacientes que receberam acupuntura inadequada ou "falsa".


Segundo o neurologista Abouch Krymchantowski, vários estudos já demonstraram a eficácia de placebos no tratamento de parte dos pacientes que têm enxaqueca. "Mesmo colocando as agulhas em local inadequado, o fato de espetar a pessoa pode reduzir a frequência da dor em até 30% dos pacientes, o que explicaria porque a acupuntura malfeita ou sem técnica pode funcionar", diz.



Para Hong Jin Pai, médico do Centro de Dor do Hospital das Clínicas de São Paulo, o resultado era esperado. "Hoje sabemos que a acupuntura faz algum efeito mesmo se as agulhas forem colocadas incorretamente. O corpo tem nervos por toda a parte, portanto, mesmo que espete superficialmente, faz efeito. Isso é chamado de acupuntura mínima", afirma.



Segundo ele, a diferença entre os dois tipos de aplicação está no tempo necessário para a melhora: quando as agulhas são posicionadas corretamente, a melhora é mais rápida. 


Fonte: Folha de São Paulo Online

Hipnose e Terapia Cognitivo Comportamental

Há comprovação científica de que a hipnose pode potencializar a terapia cognitivo-comportamental (TCC) em psicoterapia. A TCC se concentra...