Bem Vindos

O objetivo desse blog é mostrar a importância da psicologia e acupuntura na manutenção da saúde mental.Ligue e agende o seu horário!!!















sexta-feira, 24 de abril de 2009

O que é stress?

Trata-se de um "alerta" do organismo que prepara o indivíduo para reagir a uma ameaça externa (ex.: susto, fuga, briga, etc). Esta ameaça desencadeia alterações neuro-hormonais, ou seja, o cérebro libera substâncias (hormônios) que irão modificar todo o funcionamento do organismo. O stress pode estar presente na vida de todas as pessoas, independente de sexo, idade, profissão ou posição social. A reação do stress deixa de ser normal, quando, em algumas situações torna-se crônica e passa então a causar uma série de doenças graves, agravar outras existentes e até mesmo levar á morte. Com isso passam-se meses e anos e quando nos damos conta uma sensação de falta de controle sobre nossas próprias vidas nos assola a mente gerando altos níveis de ansiedade e angústia que acabam por predispor o aparecimento do stress e suas desagradáveis consequências. Diante da impossibilidade de fugirmos das tensões e pressões do dia-a-dia nos vemos impelidos a aumentar nossos conhecimentos sobre o stress e seus mecanismos para que possamos evitá-lo e com isso abrirmos a possibilidade de uma vida com mais qualidade e equilíbrio.
O stress pode acometer qualquer pessoa a qualquer momento de sua existência (infância, fase adulta ou na velhice). É importante destacar que o mecanismo do stress é individual, ou seja, uma situação que para uma pessoa pode ser corriqueira, pode ser muito desgastante para outra. Isto acontece pelo fato de que cada ser humano tem um jeito de avaliar e resolver os problemas.
A descarga de vários hormônios pelo cérebro que ocorre na reação de stress visam preparar o indivíduo para enfrentar um determinado problema. Esta descarga gera uma série de alterações físicas no organismo que são: tensão muscular (os músculos se contraem), a pele fica retraída, o coração ameaça a bater rapidamente, a respiração é acelerada, a pupila se dilata, os pêlos ficam eriçados, existe um excesso de suor e em casos extremos pode ocorrer uma eliminação involuntária de fezes e urina. Quando todas essas reações ocorrem em um momento de "alerta" , por exemplo, um assalto, não significa que a pessoa esteja doente mas sim que ela está tendo uma reação normal do organismo a um fato inesperado ocorrido. Vale a pena salientar que estas reações não ocorre somente em situações negativas, elas aparecem também em ocasiões boas como paixão, uma grata surpresa, recebimento de uma boa notícia, etc. O stress causado por uma situação positiva costuma ser menos prejudicial ao organismo.

Um comentário:

  1. Parabéns Elisa ... excelente trabalho ... Jason

    ResponderExcluir