sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Yin e Yang e os Cinco Elementos




A base da teoria de yin e yang é a harmonia e o equilíbrio. As forças de yin e yang são o pilar central do pensamento chinês. Considera-se que estas forças afetam tudo no universo, incluindo a nós mesmos.

Assim, Yin e Yang representam:



YIN 
Feminino/ Escuro/ Passivo/ Frio/ Negativo/ Terra/ Água 

YANG
Masculino/ Claro/ Ativo/ Quente/ Positivo/ Sol/ Fogo 


Desta forma, yin e yang são os opostos que criam o todo. Cada um deles não pode existir sem o outro e nada é completamente um ou o outro, em nenhum momento. A vida só é possível por causa da interação entre estas forças. Não podem subsistir um sem o outro. 

O corpo, a mente e as emoções estão sujeitos às influências de yin e yang. Quando as duas forças adversárias estão em equilíbrio nos sentimos bem, mas se uma força dominar a outra se provoca um desequilíbrio que pode resultar em doença. 

O desequilíbrio entre yin e yang, traduzido pelo excesso ou deficiência de um ou de outro, gera a patologia. Esta desarmonia gera uma série de sinais e sintomas físicos e mentais que são identificados através da história clínica e do exame físico do indivíduo, fornecendo os subsídios necessários para a identificação do padrão de desarmonia. Após a identificação destes padrões, o paciente poderá ser tratado com qualquer um dos recursos que a MTC oferece: acupuntura, massoterapia, entre outros. O tratamento das doenças é o restabelecimento do equilíbrio. 

Muitos dos órgãos principais do corpo são classificados em pares de yin e yang, que trocam influências saudáveis e insalubres. 

As manifestações clínicas de Yin e Yang são representadas assim:

YIN 
Sinais 
Doença crônica 
Início gradual 
Alteração lenta do quadro 
Frio 
Sonolência, apatia 
Face pálida 
Voz fraca 
Fala pouco 
Respiração lenta e superficial 
Ausência de sede 
Urina clara 
Diarréia 
Língua pálida 
Saburra branca 
Pulso vazio 

YANG
Sintomas 
Doença aguda 
Início rápido 
Alteração rápida do quadro 
Calor 
Agitação, insônia 
Rubor facial 
Voz alta 
Fala muito 
Dispnéia 
SedeUrina escura 
Constipação 
Língua vermelha 
Saburra amarela 
Pulso cheio 


Yin e yang também fazem parte da teoria dos oito princípios da Medicina Tradicional Chinesa. Os outros seis princípios são: frio e calor, interior e exterior, deficiência e excesso. 

Estes princípios permitem ao acupunturista usar o yin e o yang com maior precisão, para obter melhores resultados no diagnóstico e no tratamento dos doentes. 


Acredita-se que no mundo natural existem cinco elementos denominados: madeira, fogo, terra, metal e água. Os fenômenos do universo correspondem a esses elementos, estando em um estado de constante movimento e mudança. Assim, o alimento necessita da água e do fogo, a produção conta com a madeira, que dá origem a todas as coisas, e tudo é utilizado pelo homem. O caráter da madeira é crescer e florescer, o do fogo é queimar e ascender, o da terra é dar origem a todas as coisas, o do metal é descender e estar claro e o da água é ser fria e fluir na direção descendente. 

Os fenômenos naturais como as estações, as direções, as cores, os sabores, os climas, os planetas, os animais domésticos, os grãos e os estágios de desenvolvimento foram agrupados de acordo com as propriedades semelhantes dos cinco elementos. Parte-se do princípio de que um elemento pode gerar outro e que cada um tem seu elemento controlador, onde tudo gira num círculo contínuo de geração e controle mútuo. Assim, a madeira gera o fogo, que gera a terra, que gera o metal, que gera a água, que gera a madeira. Esta relação é conhecida como “mãe e filho”. Enquanto que a relação de “controle” ocorre na seguinte ordem: a madeira controla a terra, que controla a água, que controla o fogo, que controla o metal, que controla a madeira. Estes dois aspectos de geração e controle são inseparáveis e indispensáveis da teoria. Outro aspecto é a contra-dominância, na qual o elemento que deveria dominar passa a ser dominado. Como exemplo, o metal que controla a madeira, na contra-dominância, passa a ser dominado por ela. É um ciclo patológico 

Na aplicação desta teoria na MTC, a classificação dos fenômenos é utilizada para explicar tanto a fisiologia como a patologia do corpo humano. Cada órgão e víscera pertencem a um elemento e cada um é capaz de gerar e controlar outro. Assim, Gan (Fígado) pertence à madeira e gera Xin (Coração) que pertence ao fogo, que gera Pi (Baço-Pâncreas) que pertence à terra e gera Fei (Pulmão), que pertence ao metal, que gera Shen (Rim), que pertence à água e gera a madeira. 

Relação Entre os 5 elementos e o Corpo Humano:

Elemento Madeira
Órgão: Fígado 
Víscera: Vesícula Biliar 
Sentido: Olhos 
Tecido: Tendões 
Emoção: Irritabilidade 
Cor: Verde 
Clima: Vento 

Elemento: Fogo
Órgão: Coração/ Mestre do Coração 
Víscera:Intestino Delgado/ Triplo Aquecedor 
Sentido: Língua 
Tecido: Vasos Sanguíneos 
Emoção: Alegria 
Cor: Vermelho 
Clima: Calor 

Elemento: Terra
Órgão: Baço/ Pâncreas 
Víscera: Estômago 
Sentido: Boca 
Tecido: Músculos 
Emoção: Preocupação 
Cor: Amarelo 
Clima: Umidade 

Elemento: Metal
Órgão: Pulmão 
Víscera: Intestino Grosso 
Sentido: Nariz 
Tecido: Pele e pêlos 
Emoção: Tristeza 
Cor: Branco 
Clima: Secura 

Elemento: Água
Órgão: Rim 
Víscera: Bexiga 
Sentido: Ouvido 
Tecido: Ossos 
Emoção: Medo 
Cor: Preto 
Clima: Frio

2 comentários:

  1. Se faz necessario aprofundar também os elementos psiquicos da teoria dos cinco elementos, vc os conhece?
    Marcos

    ResponderExcluir
  2. Marcos. Eu conheço e trabalho muito. Além disso, fiz dois trabalhos sobre a síndrome de excesso de calor no Coração e os seus tratamentos pela acupuntura e massoterapia chinesa. Valeu pela dica! Vou atualizar o blog com a parte da psicologia, a mtc e os tratamentos da síndrome.

    ResponderExcluir

Hipnose e Terapia Cognitivo Comportamental

Há comprovação científica de que a hipnose pode potencializar a terapia cognitivo-comportamental (TCC) em psicoterapia. A TCC se concentra...