terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dossiê Ansiedade (Parte 1)

Pessoal


Neste mês estou escrevendo sobre os Transtornos de Ansiedade, pois essas patologias tem aumentado muito na população brasileira. 

Segundo o Hospital das Clínicas de São Paulo, 25% da população brasileira sofrem de algum tipo de Transtorno de Ansiedade. Por isso, elaborei esse dossiê tão importante.

        De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais (DSM - IV), os Transtornos de Ansiedade podem ser divididos em:
  • Agorafobia
  • Ataque de Pânico
  • Transtorno de Pânico Sem Agorafobia
  • Transtorno de Pânico Com Agorafobia
  • Agorafobia Sem História de Transtorno de Pânico
  • Fobia Específica
  • Fobia Social
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo
  • Transtorno de Estresse Pós-Traumático
  • Transtorno de Estresse Agudo
  • Transtorno de Ansiedade Generalizada
  • Transtorno de Ansiedade Devido a uma Condição Médica Geral
  • Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância
  • Transtorno de Ansiedade Sem Outra Especificação.


          Seguem as descrições dos Transtornos mais comuns:

  • Ataque de Pânico: Período distinto no qual há o início súbito de intensa apreensão, temor ou terror, freqüentemente associados com sentimentos de catástrofe iminente. Durante esses ataques, estão presentes sintomas tais como falta de ar, palpitações, dor ou desconforto torácico, sensação de sufocamento e medo de "ficar louco" ou de perder o controle.
  • Agorafobia: É ansiedade ou esquiva a locais abertos ou situações das quais poderia ser difícil escapar ou nas quais o auxílio poderia não estar disponível, no caso de ter um Ataque de Pânico ou sintomas tipo pânico.
  • Transtorno de Pânico Sem Agorafobia: Caracterizado por Ataques de Pânico inesperados e recorrentes acerca dos quais o indivíduo se sente persistentemente preocupado. 
  • Transtorno de Pânico Com Agorafobia: Ataques de Pânico recorrentes e inesperados com agorafobia.
  • Fobia Específica: Caracteriza-se por ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a um objeto ou situação específicos e temidos, freqüentemente levando ao comportamento de esquiva. Ex: fobia de elevador, altura, locais fechados (claustrofobia), bichos, dirigir, etc.
  • Fobia Social: Caracteriza-se por ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição a certos tipos de situações sociais ou de desempenho, freqüentemente levando ao comportamento de esquiva.
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo: Caracteriza-se por obsessões (pensamentos)  e/ou compulsões (rituais que servem para neutralizar a ansiedade).
  • Transtorno de Estresse Pós-Traumático: Caracteriza-se pela revivência de um evento extremamente traumático, acompanhada por sintomas de excitação aumentada e esquiva de estímulos associados com o trauma. Ex: ocorre após um sequestro, um assalto, etc.
  • Transtorno de Estresse Agudo: Caracteriza-se por sintomas similares àqueles do Transtorno de Estresse Pós-Traumático, ocorrendo logo após um evento extremamente traumático.
  • Transtorno de Ansiedade Generalizada: Caracteriza-se por pelo menos 6 meses de ansiedade e preocupação excessivas e persistentes.
  •  Transtorno de Ansiedade Devido a Uma Condição Médica Geral: Caracteriza-se por sintomas proeminentes de ansiedade considerados como sendo a conseqüência fisiológica direta de uma condição médica geral.
  • Transtorno de Ansiedade Induzido por Substância: Caracteriza-se por sintomas proeminentes de ansiedade, considerados como sendo a conseqüência fisiológica direta de uma droga de abuso, um medicamento ou exposição a uma toxina.
  • Transtorno de Ansiedade Sem Outra Especificação: É incluído para a codificação de transtornos com ansiedade proeminente ou esquiva fóbica que não satisfazem os critérios para qualquer um dos Transtornos de Ansiedade específicos definidos nesta seção (ou sintomas de ansiedade acerca dos quais existem informações inadequadas ou contraditórias).

Acredita-se que os Transtornos de Ansiedade aumentaram nos últimos anos por três fatores:
  • Ritmo da vida moderna: As regras da vida moderna são pluralistas, o ritmo está cada vez mais rápido e essa aceleração atinge o social, tecnologia e ambiente.
  • Ausência generalizada de consenso sobre os valores e padrões que norteiam a vida
  • Nível de alienação social promovido pela sociedade pós-industrial: Na vida moderna deslocamos-nos por avenidas de alta velocidade, alimentamo-nos de comida processada, vestimos roupas fabricadas há milhares de quilômetros e passamos grande parte do tempo na frente de telas da TV e computador.
Diferença entre Ansiedade e Transtornos de Ansiedade:

  • Ansiedade: A ansiedade tem um componente positivo. Num nível gerenciável,  nos faz traçar planos para o futuro, nos protege de perigos, etc. 
  • Transtorno de Ansiedade: Representado por um excesso de energia que está sendo canalizado a alguns sintomas. Em grau alto, faz com que a pessoa entre em sofrimento antecipatório, preocupações excessivas e contribui para o aparecimento de alguma psicopatologia.
Fonte: 

BOURNE, E. J. Acabe Com a Ansiedade Antes que Ela Acabe Com Você: 10 Maneiras Simples Para Aliviar a Ansiedade, o Medo e a Preocupação. São Paulo: Gente, 2008.

DSM–IV–R. Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003.


        No decorrer do mês, serão postados mais textos sobre o Transtorno de Ansiedade, inclusive tratamentos.


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Trem da Vida

Pessoal

       Essa mensagem me marcou muito e serve de reflexão pra vocês, assim com serviu pra mim. É a mais pura verdade. A nossa vida pode ser comparada a um trem. Segue abaixo:

"Há algum tempo atrás, li um livro que comparava a vida a uma viagem de trem. Uma leitura extremamente interessante, quando bem interpretada.

Isso mesmo, a vida não passa de uma viagem de trem, cheia de embarques e desembarques, alguns acidentes, surpresas agradáveis em alguns embarques e grandes tristezas em outros.

Quando nascemos, entramos nesse trem e nos deparamos com algumas pessoas que julgamos, estarão sempre nessa viagem conosco : nossos pais. Infelizmente, isso não é verdade; em alguma estação eles descerão e nos deixarão órfãos de seu carinho, amizade e companhia insubstituível... mas isso não impede que, durante a viagem, pessoas interessantes e que virão a ser super especiais para nós, embarquem.

Chegam nossos irmãos, amigos e amores maravilhosos.

Muitas pessoas tomam esse trem apenas a passeio. Outros encontrarão nessa viagem somente tristezas. Ainda outros circularão pelo trem, prontos a ajudar a quem precisa. Muitos descem e deixam saudades eternas, outros tantos passam por ele de uma forma que, quando desocupam seu acento, ninguém nem sequer percebe.

Curioso é constatar que alguns passageiros que nos são tão caros, acomodam-se em vagões diferentes dos nossos; portanto, somos obrigados a fazer esse trajeto separados deles, o que não impede, é claro, que durante o trajeto, atravessemos com grande dificuldade nosso vagão e cheguemos até eles... só que, infelizmente, jamais poderemos sentar ao seu lado, pois já terá alguém ocupando aquele lugar.

Não importa, é assim a viagem, cheia de atropelos, sonhos, fantasias, esperas, despedidas... porém, jamais, retornos. Façamos essa viagem, então, da melhor maneira possível, tentando nos relacionar bem com todos os passageiros, procurando, em cada um deles, o que tiverem de melhor, lembrando, sempre, que, em algum momento do trajeto, eles poderão fraquejar e, provavelmente, precisaremos entender porque nós também fraquejaremos muitas vezes e, com certeza, haverá alguém que nos entenderá.

O grande mistério, afinal, é que jamais saberemos em qual parada desceremos, muito menos nossos companheiros, nem mesmo aquele que está sentado ao nosso lado.

Eu fico pensando se quando descer desse trem sentirei saudades ... acredito que sim. Me separar de alguns amigos que fiz nele será, no mínimo dolorido. Deixar meus filhos continuarem a viagem sozinhos, com certeza será muito triste, mas me agarro na esperança que, em algum momento, estarei na estação principal e terei a grande emoção de vê-los chegar com uma bagagem que não tinham quando embarcaram... e o que vai me deixar feliz, será pensar que eu colaborei para que ela tenha crescido e se tornado valiosa.

Amigos, façamos com que a nossa estada, nesse trem, seja tranqüila, que tenha valido a pena e que, quando chegar a hora de desembarcarmos, o nosso lugar vazio traga saudades e boas recordações para aqueles que prosseguirem a viagem".Silvana Duboc



O Grande Axioma da Vida

Um dia me mandaram um e-mail muito interessante, na verdade um lição de vida. Compartilho com vocês, pois é o lema de minha vida:


"Outro dia recebi uma história muito interessante, chamada O Tesouro de Bresa, onde uma pessoa pobre compra um livro com o segredo de um tesouro. Para descobrir o segredo, a pessoa tem que decifrar todos os idiomas escritos no livro. Ao estudar e aprender esses idiomas, começam a surgir oportunidades na vida do sujeito, e ele lentamente (mas de forma segura) começa a prosperar. Depois ele precisa decifrar os cálculos matemáticos do livro. É obrigado a continuar estudando e se desenvolvendo, e sua prosperidade aumenta. No final da história, não existe tesouro algum - na busca do segredo, a pessoa se desenvolveu tanto que ela mesma passa a ser o tesouro. O profissional que quiser ter sucesso e prosperidade precisa aprender a trabalhar a si mesmo com muita disciplina e persistência. Vejo com freqüência as pessoas dando um duro danado no trabalho, porque foram preguiçosas demais para darem um duro danado em si mesmas. O pior são os que acham que podem dar duro de vez em quando. Ou que já deram duro e agora podem se acomodar. Entenda: o processo de melhoria não deve acabar nunca. A acomodação é o maior inimigo do sucesso. Por isso dizem que a viagem é mais importante do que o destino. O que você é acaba sendo muito mais importante do que o que você tem. A pergunta importante não é "Quanto vou ter?", mas sim "No que vou me transformar?". Não "Quanto vou ganhar?" mas sim "Quanto vou aprender?". Pense bem e você notará que tudo o que tem é fruto direto da pessoa que você é hoje. Se você não tem o suficiente, ou se acha o mundo injusto, talvez esteja na hora de rever esses conceitos.O porteiro do meu prédio vem logo à mente. É porteiro desde que o conheço. Passa 8 horas por dia na sua sala, sentado atrás da mesa. Nunca o peguei lendo um livro. Está sempre vendo TV, ou reclamando do governo, do salário, do tempo. É um bom porteiro, mas em todos estes anos poderia ter se desenvolvido e hoje ser muito melhor do que é. Continua porteiro, sabendo (e fazendo) exatamente as mesmas coisas que sabia (e fazia) dez anos atrás. Aí reclama que o sindicato não negocia um reajuste maior todos os anos.Nunca o consegui fazer entender que as pessoas não merecem ganhar mais só porque o tempo passou. Ou você aprende e melhora, ou merece continuar percebendo exatamente a mesma coisa. Produz mais, vale mais? Ganha mais. Produz a mesma coisa? Ganha mesma coisa. Simples...Os rendimentos de uma pessoa raramente excedem seu desenvolvimento pessoal e profissional. Às vezes alguns têm um pouco mais de sorte, mas na média isso é muito raro. É só ver o que acontece com os ganhadores da loteria, astros, atletas. Em poucos anos perdem tudo. Alguém certa vez comentou que se todo o dinheiro do mundo fosse repartido igualmente, em pouco tempo estaria de volta no bolso de alguns poucos. Porque a verdade é que é difícil receber mais do que se é. Como diz o Jim Rohn, no que ele chama de o grande axioma da vida: "Para ter mais amanhã, você precisa ser mais do que é hoje". Esse deveria ser o foco da sua atenção. Não são precisos saltos revolucionários, nem esforços tremendos repentinos. Melhore 1% todos os dias (o conceito do kaizen), em diversas áreas da sua vida, sem parar. Mesmo que os resultados não sejam imediatos. Mesmo que superficialmente pareça que não está melhorando.Porque existe, de acordo com Rohn, um outro axioma - o de não mudar: a não ser que você mude quem você é, você continuará tendo o que sempre teve".


Autor Desconhecido

domingo, 2 de outubro de 2011

Componentes da Terapia Cognitivo-Comportamental


Viver bem é pensar bem, ou corretamente



A Terapia Cognitiva (TC) surgiu nos anos 60, com Aaron Beck, Albert Ellis e outros autores, a partir de trabalhos sobre depressão. 

O modelo teórico da Terapia Cognitiva parte do princípio que as pessoas desenvolvem e mantém crenças de si e da vida, por vezes distorcidas, e agem em função delas. A modificação destas crenças, principalmente as que são a respeito de si mesmo, seria o principal objetivo da terapia.

Paralelo a isso, a primazia do ajuste cognitivo e o enfoque na experiência segundo o paciente juntam-se às técnicas de modificação do comportamento, da vertente behaviorista, e temos a criação da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

De modo geral, a TCC trabalha com conceitos cognitivos, tais como:


Crença Central - crença a respeito de si e dos outros, geralmente bastante fixa e pouco flexível. Tem a ver com esquemas (que são formas de ver o mundo pradronizadas por nós mesmo ainda na infância).


Crença Periférica ou Crença de Suporte - são as crenças derivadas da Central que dão suporte a ela, corroborando-a diante das situações cotidianas.


Pensamento automático - pensamento que vêm a mente quando nos deparamos com situações-chave que fazem acionar a crença central.

As crenças são pensamentos sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o mundo e a vida em geral. Na verdade, levamos nossa vida de acordo com nossas crenças, e são elas que estarão por trás de nossas vitórias e problemas. Portanto, conhece-las é uma parte indispensável no processo de capacitação emocional e auto-conhecimento.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

As Preocupações e a Terapia Cognitivo-Comportamental

                    A preocupação crônica é debilitante. Preocupações e medos são característicos de pessoas que sofrem de Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Fobia Social, Transtorno de Pânico, Depressão, entre outros. Dizer para a pessoa não se preocupar, não surte efeito algum. O modelo cognitivo-comportamental de preocupação foi elaborado nos últimos anos. Enfatiza-se o fato de que essas pessoas predizem em excesso os resultados negativos, ignoram informações sobre a probabilidade inicial dos acontecimentos, subestimam sua capacidade de lidar com aspectos negativos, mantém padrões exigentes de perfeccionismo e extrema necessidade de aprovação, não tolerando a incerteza e a ambigüidade. Achados empíricos sugerem que a preocupação inibe a estimulação fisiológica dos sentimentos desagradáveis, resultando na incubação dos pensamentos de preocupação que retornam mais tarde, quanto no aparente esforço da preocupação, em curto prazo, por meio da supressão emocional. Muitas pessoas que se preocupam acreditam que isso as protegem contra eventos negativos e as prepara contra eles, previnindo-os. O ideal é trabalhar em terapia para reduzir a sua quantidade e o aspectos negativos que podem acarretar para a qualidade de vida da pessoa.
Fonte: LEAHY, R. Técnicas de Terapia Cognitiva: Manual do Terapeuta. Porto Alegre: Artmed, 2006.

domingo, 15 de maio de 2011

Livro "Eu Tinha Um Cão Negro, Seu Nome Era Depressão"

JOHNSTONE, Matthew. Eu Tinha Um Cão Negro, Seu Nome Era Depressão. São Paulo:  Sextante, 2008


                           A única certeza de que temos, é de que um dia na vida ficaremos deprimidos. Pode ser pela perda de um ente querido, a saída de um emprego, uma aposentadoria, entre outros fatores. A depressao tem fases, que vão desde a branda a severa.
            
Winston Churchill descreveu os infernais períodos de depressão por que passou e apelidou a doença de Cão Negro. Assim, essa expressão se popularizou como sinônimo da doença que afeta milhões de pessoas no mundo todo. 


Segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão é a doença que mais invalida as pessoas e está a frente dos problemas cardíacos, trazendo conseqüências econômicas e sociais. As estimativas apontam que uma em cada quatro mulheres e um em cada seis homens irão sofrer em algum momento da vida de depressão com significativos sintomas clínicos (podendo durar semanas a anos).



Este livro apresenta uma visão realista, mas animadora de como é viver com um companheiro baixo-astral que não larga do seu pé e parece querer enterrar sua vida - O Cão Negro.


De maneira tocante e hábil, ele capta o estado de espírito, as dificuldades de relacionamento e as manifestações físicas da depressão clínica.


O Cão Negro pode ser um monstro terrível, mas tirá-lo da penumbra é o primeiro passo na direção da recuperação. Para domá-lo, é preciso procurar ajuda médica, psicológica e buscar forças dentro de si mesmo, com o apoio da família e dos amigos.

Recomendo esse livro para leitura tanto  para o público infantil, quanto adulto, pois o autor conseguiu descrever a depressão, doença tão séria, da maneira mais simples e impressionante que já vi em toda a literatura especializada. 

Não deixem de comprar!!!



domingo, 3 de abril de 2011

Acupuntura – Patrimônio da Humanidade pela UNESCO

O comitê  Intergovernamental da UNESCO (ONU) em sua V Sessão realizada em Nairóbi, Quênia, aprovou em 16/11/2011 a inclusão da milenar Acupuntura à lista do  PATRIMONIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE.

Tal iniciativa, além de ser mais um ato de reconhecimento explicito, dá um  importante passo para o fortalecimento do ideário defendido por muitos, inclusive pela  nossa Sociedade,  na qual  o valor máximo da Acupuntura esta alicerçado em suas bases Filosóficas (Filosofia Taoístas), metodológicas e sua efetividade.


Enquanto patrimônio da humanidade, alguns de seus pressupostos não poderão ser mais alterados, por exemplo: defende a MTC-Acupuntura (escola Yin Yang) a existência de duas forças presentes na natureza e no ser humano que seriam capazes de influenciar todas as coisas, inclusive, o psiquismo, a capacidade de desenvolvimento das potencialidades humanas, o comportamento, a subjetividade, entre outras.

Esta “proteção” também será estendida ao caráter simbólico de sua linguagem e da sua própria base Filosófica, que podem ser definidas como os grandes elos de aproximação com a Psicologia.

No caso da Psicologia, a  intersecção ocorre de forma natural, sem a necessidade de mudanças quer da Psicologia, quer da milenar MTCAcupuntura.


Ofício da SOBRAPA ao presidente do CFP

Esclarecimento Sobre Quem Pode Praticar A Acupuntura



O CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA RECONHECE A ACUPUNTURA COMO TRATAMENTO COMPLEMENTAR PARA TRANSTORNOS MENTAIS.
HOJE TEMOS A SOBRAPA (SOCIEDADE BRASILEIRA E PSICOLOGIA E ACUPUNTURA)
VALE A PENA ACESSAR O SITE: http://www.sobrapa.org.br/

FONTE: BOM DIA SC - 17/02/2012

terça-feira, 22 de março de 2011

Está comprovado que a acupuntura para dor de cabeça funciona, mesmo com as agulhas inseridas em pontos errados

Pacientes que tratam dores de cabeça e enxaqueca com acupuntura apresentam uma melhora sensível dos sintomas mesmo quando as agulhas são posicionadas incorretamente, concluiu uma meta-análise de estudos que envolveram um total de 6.700 pacientes.

A pesquisa, feita na Alemanha, sugere que os benefícios da acupuntura podem advir da crença das pessoas em sua eficácia --o chamado efeito placebo-- e que a seleção de pontos específicos de aplicação pode não ser tão importante.

De acordo com a pesquisa, 50% dos pacientes tratados com a técnica correta afirmaram que a frequência da dor de cabeça caiu ao menos pela metade, contra 41% dos pacientes que receberam acupuntura inadequada ou "falsa".


Segundo o neurologista Abouch Krymchantowski, vários estudos já demonstraram a eficácia de placebos no tratamento de parte dos pacientes que têm enxaqueca. "Mesmo colocando as agulhas em local inadequado, o fato de espetar a pessoa pode reduzir a frequência da dor em até 30% dos pacientes, o que explicaria porque a acupuntura malfeita ou sem técnica pode funcionar", diz.



Para Hong Jin Pai, médico do Centro de Dor do Hospital das Clínicas de São Paulo, o resultado era esperado. "Hoje sabemos que a acupuntura faz algum efeito mesmo se as agulhas forem colocadas incorretamente. O corpo tem nervos por toda a parte, portanto, mesmo que espete superficialmente, faz efeito. Isso é chamado de acupuntura mínima", afirma.



Segundo ele, a diferença entre os dois tipos de aplicação está no tempo necessário para a melhora: quando as agulhas são posicionadas corretamente, a melhora é mais rápida. 


Fonte: Folha de São Paulo Online

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Personalidades Segundo os Cinco Elementos Da Medicina Tradicional Chinesa

Em diferentes épocas, autores de diversos ramos das ciências tentaram classificar os tipos humanos segundo certas características gerais.

Na Medicina Tradicional Chinesa, além do tipo de personalidade associado a cada um dos Cinco Elementos, se observa também um pólo Yin ou um Yang, que diferencia parcialmente as características de um e de outro. Todo indivíduo Yin será mais retraído e menos ativo. Todo indivíduo Yang será mais ativo e expansivo. Entretanto, os pontos principais que caracterizam cada elemento podem ser encontrados nos tipos Yin e nos Yang.

A busca de equilíbrio entre forças Yin e Yang e a coordenação entre os Cinco Elementos é o motor da vida. É claro que o equilíbrio é sempre dinâmico, nunca estático. Deste modo, ao longo da vida e em determinadas circunstâncias algumas características vão estar prevalecendo sobre as outras, ou vai haver diferentes mesclas entre temperamentos dos Cinco Elementos.

Com todas as manifestações, o oriental considera que o homem virtuoso é aquele que dentre todas as variações possíveis procura adaptar-se e colocar os comportamentos nos momentos necessários, ou seja, é maleável.

O intenção deste conhecimento não é “rotular” os tipos humanos, mas possibilitar a utilização das tipologias como ferramentas na difícil tarefa de compreensão das possibilidades e limites de cada pessoa. A tipologia segundo os Cinco Elementos nos possibilita vislumbrar aspectos que podem ser desenvolvidos, tendências naturais e potencialidades não descobertas em cada ser, na constante busca do auto-conhecimento.

1) ÁGUA

- Órgão (Zang): Rim
- Víscera (Fu): Bexiga
- Manifestação externa: Cabelos
- Abertura: Ouvidos
- Partes do corpo regidas/funções: Rins, bexiga, cérebro, medula, ossos, região lombar, ouvidos, cabelos, energia vital, ciclo das águas
- Aspecto mental: Zhi (Força de Vontade: força interna que move a pessoa para realizar novos empreendimentos, no plano pessoal e social. Demonstra a capacidade de adaptação do ser humano, sua possibilidade de mudança e de busca de novas fronteiras.
- Atitude: Perseverança, coragem, auto-preservação
- Emoção predominante: Medo
- Fatores de adoecimento: envelhecimento, doenças crônicas, excesso de atividade sexual, excesso de trabalho, deficiência de energia hereditária.

- Temperamento associado à Água
- Aplicado à conduta humana representa a capacidade de manter sua natureza (ser sincero) e, portanto, fluir constantemente e sem receios
- Suas características marcantes são a adaptabilidade, flexibilidade, hipersensibilidade (intuição), hiperemotividade
- Sociável, respeitando as opiniões e diferenças alheias
- Evita conflitos frontais com os inimigos
- Pode ter atitudes ambíguas para nunca entrar em choque com ninguém
- Procura colocar suas opiniões de forma indireta
- Tem variações constantes de humor e temperamento mutável
- Trabalha sutilmente, se infiltrando a partir de “baixo” em busca de objetivos, nunca é direto
- Tem muita habilidade em convencer os outros a fazer coisas que os beneficiem, podendo se tornar manipulativos e egoístas
- Devido a falta de constância em seu temperamento tem pouco poder de decisão, pouca determinação e muita dúvida
- Podem se tornar desconfiados em relação a si próprios e desenvolver baixa auto-estima
- A emoção central deste temperamento é o medo
- Equilibrado tende a ter um embasamento forte e geralmente faz as coisas com intensidade e enfoque
- Num pólo Yang é empreendedor, audaz, decidido, corajoso, ativo e criativo, explorador, eficiente, às vezes impulsivo e inconseqüente. Desafia as situações difíceis e está sempre se expondo em situações limítrofes.
- Num pólo Yin tem a noção de perigo e sabe buscar as situações em que se adapta melhor. Por isso ás vezes manifesta-se como reservado, introspectivo, atento, calado. Prefere observar a agir; não gosta de gastar sua energia á toa, não se expõe facilmente e pode ser considerado um pouco esquivo e medroso.

- Doenças ligadas ao desequilíbrio da Água
Doenças renais, impotência, esterilidade masculina e feminina, polaciúria, oligúria, incontinência urinária, dentes e ossos fracos, dores lombares e nos joelhos, corpo e membros frios, zumbido, alteração da acuidade auditiva, astenia, falta de vontade e de ânimo, perturbações da memória, fobias.


2) MADEIRA

- Órgão (Zang): Fígado
- Víscera (Fu): Vesícula Biliar
- Manifestação externa: unhas
- Abertura: olhos
- Partes do corpo regidas/funções: ligamentos, fluxo de Qi, armazenamento do sangue, controle das emoções
- Aspecto mental: Hun (Alma Etérea: inconsciente, força emocional, mediador entre a realidade interna e externa, entre céu e terra)
- Atitude: Ação, conquista, decisão, planejamento
- Emoção predominante: Raiva
- Fatores de adoecimento: frustrações, alimentação gordurosa, álcool, raiva contida, irritação

- Temperamento associado à Madeira
- Capacidade de tomar decisões, olhar para o futuro e crescer com o tempo
- Representa a capacidade de ação, como a semente que carrega consigo o potencial da árvore
- Capacidade de planejamento (contém a sabedoria dos ritmos, armazenando a experiência do passado em seu cerne, programando-se para o futuro)
- São decididos, expansivos, competitivos, ousados, combativos. Não tem medo de arriscar, são confiantes e impulsivos
- São líderes naturais, ocupando cargos de direção
- Gostam de trabalhar para os outros, pelos outros e para o bem comum, não gostam de trabalhar sozinhos
- Não gostam de ficar parados, por isso podem se tornar irritados ou nervosos devido à necessidade interna de agir, não suportam impedimentos e frustrações
- Gostam de movimento, esportes, viagens e tem aversão à quietude
- São dinâmicos, criativos e imaginativos
- Geralmente respeitados por sua nobreza moral e capacidade ética, são profissionais por excelência
- Colaboradores, com espírito abnegado e capazes de sacrifícios em prol do bem comum.
- Capazes de separar muito bem assuntos de distinta natureza
- A emoção predominante é a Raiva
- Num pólo Yang as pessoas são tudo o que foi descrito acima, porém podem se tornar irritáveis, impacientes, desatentas, intolerantes, agressivas, pois sua necessidade de ação as leva ao movimento frenético. Podem se tornar ambiciosas e apressadas em atingir os objetivos que se impõem, fazendo mil coisas ao mesmo tempo e se frustrando por não dar conta de tudo
- Num pólo Yin apresentam uma grande energia contida, pois apesar de todo potencial não costumam expressar-se abertamente e não realizam tudo o que poderiam. Esta é uma mistura perigosa pois o indivíduo tende a jogar para dentro o que deveria fazer para fora, como um curto-circuito. Podem acompanhar sintomas depressivos ligados à frustração e à raiva dissimulada, pode ter explosões momentâneas ou “implodir” gerando doenças psicossomáticas. Quando consegue colocar sua energia para fora é capaz de grandes atos, mas em geral não o faz com tanta facilidade quando o Madeira Yang

- Doenças ligadas ao desequilíbrio da Madeira
Alterações emocionais (irritação, ansiedade, estresse, depressão). No sistema digestivo, tudo aquilo que se traduz pelo fluxo contra-corrente de energia: inchaços, vômitos, soluços. Problemas do Fígado e da Vesícula biliar, cefaléia, tontura, problemas dos olhos. Alterações ligadas ao movimento de Qi: irregularidades menstruais, TPM, cólicas, formação de coágulos, visão embaçada, tendinites, vertigem, tiques, espasmos, olhos vermelhos, vômito com sangue e sangramento nasal. Deficuldade de decisão e escolha, apego, frustração, dificuldade de mudança. Tensão e contração ou, num outro extremo, expansão excessiva.


3) FOGO

- Órgão (Zang): Coração
- Víscera (Fu): Intestino Delgado
- Manifestação externa: tez, cor do rosto, shen
- Abertura: língua
- Partes do corpo regidas/funções: Coração, Pericárdio, Intestino Delgado, vasos, sangue, mente, fala
- Aspecto mental: Shen (Espírito, Consciência, Mente: em sentido abrangente é o que nos conecta ao cosmos e, ao mesmo tempo, à nossa natureza íntima. Em sentido mais estrito a consciência é a cognição e percepção de quem somos, o estado de vigília e as funções corticais.)
- Atitude: extroversão, comunicabilidade, sedução
- Emoção predominante: Alegria
- Fatores de adoecimento: hiperexcitação, choques emocionais, bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, perdas de sangue.

- Temperamento associado ao Fogo
- Expressa-se pelas emoções, afetividade, alegria e amor
- As palavras chave deste tipo são: transformação, mudança e atualização
- Expansivo, alastra-se com facilidade, tendo dificuldade em preservar limites, queimando até extinguir-se
- Comunicativo, gosta de expressar idéias e opiniões
- Tende a ser otimista, idealista, espontâneo, social e ativo
- Buscam a evolução e a transgressão de normas, trabalham por ideais, combatendo valores obsoletos e tradicionais; são ousados
- São naturalmente líderes, abnegados e lutadores. Com grande vitalidade, capacidade de organização e habilidade mental
- Tem dificuldade em focar, expandindo sua energia em todas as direções.
- Em geral são cativantes, falantes e gostam de ser o centro das atenções.
- São auto-confiantes, ruidosos e potentes, representando energia sob tensão.
- Não tem muita tolerância com a opinião dos outros, e não medem esforços para produzir mudanças, podendo se tornar violentos
- São propensos à insaciabilidade, egocentrismo, brutalidade, e invasão
- Se estiver bem equilibrado tem grande afetividade e capacidade de amar, quando desequilibrado pode se tornar maníaco ou cair em depressão
- A emoção que predomina quando não conseguem o equilíbrio é a alegria (euforia, ansiedade, mania ou hiperexcitabilidade)
- Num pólo yang: podem ser irresponsáveis e impulsivos. Patologias como mania, delírio e droga-adição podem ser encontradas, portanto aprender seus próprios limites e aprender a controlar seu temperamento apaixonado, moderando a ambição pessoal é essencial. Devem procurar atividades que ajudem a centrá-lo, como a meditação, exercícios físicos moderados e contato com a natureza, evitando perder sua energia em situações dispersivas e agitadas
- Num pólo Yin: tem todas as características descritas, porém com mais dificuldade para realizar e agir. Ficam presos no mundo da imaginação e dos sonhos. Isso pode, com o tempo, transformar-se num estado de ansiedade crônica pela energia não canalizada

- Doenças ligadas ao desequilíbrio do Fogo
Patologias ligadas ao Fogo levam a palpitações, transpiração espontânea, insônia, alteração da consciência e da compreensão, labilidade emocional, alterações da fala, ansiedade, má circulação sanguínea, isquemias, insuficiência coronariana.

4) TERRA

- Órgão (Zang): Baço-Pâncreas
- Víscera (Fu): Estômago
- Manifestação externa: lábios
- Abertura: boca
- Partes do corpo regidas/funções: tônus muscular, nutrição, Ciclo das Àguas, lábios, boca e gustação.
- Aspecto mental: Yi (Pensamento: reflexão, intenção, idéia; concentrar, memorizar, raciocinar, estudar)
- Atitude: introversão, moderação
- Emoção predominante: Preocupação
- Fatores de adoecimento: pensamentos repetitivos, excesso de trabalho, ambientes úmidos e frios, alimentos crus, alimentação desregrada, perda de sangue.

- Temperamento associado à Terra
- Relacionado ao movimento de prover alimento aos outros, à preocupação e ao cuidado materno
- Introvertido, reservado, detalhista, organizado, passivo, pensativo, analítico, lógico, cuidadoso, crítico, racional. Pode se tornar obcecado e rígido
- “Pés-no-chão”, nunca improvisam, não fazem nada sem pensar e não “pisam em falso”.
- Sábio, tem serenidade em esperar e acumular experiência
- Fazem boas previsões do futuro devido à capacidade de pensamento sistemático.
- São lentos no agir (pensam muito), mas quando o fazem são ágeis
- Tem grande capacidade de gerar energia e pode ser muito afetuoso
- Metódicos, sistemáticos e bons administradores
- Tem grande capacidade com as finanças, e habilidade para poupar e dar destino a coisas aparentemente inúteis
- Austeros e precavidos, adoram a rotina e podem se tornar obsessivos
- São conservadores, não gostando de mudanças bruscas e desorganizadas
- Deve aprender a passar do pensamento à ação, como se um fosse a continuação do outro. A sabedoria de Terra pode se tornar fonte de desequilíbrio quando o indivíduo mantiver uma atitude puramente contemplativa e não for capaz de agir e pôr-se em movimento. Neste caso o indivíduo rumina e perde energia com suas conjecturas mentais
- O equilíbrio do indivíduo Terra reside na aptidão para nutrir a si próprio, livrar-se do medo e do apego, para poder abri-se para a vida. Pois tendem a ser muito apegados e solicitar muito dos outros, criando uma dependência negativa
- A emoção que predomina quando não conseguem o equilíbrio é a preocupação, o pensamento obsessivo
- Num pólo Yin: passam muito tempo raciocinando, ficam presos em pensamentos e não conseguem traduzir em ação. São pensamentos muitas vezes irreais ou simplesmente repetitivos. Sofrem de passividade e sentem-se “desenergizados” e solitário
- Num pólo Yang: podem se tornar “mães eternas”, que cuidam de tudo e de todos. Exigem reconhecimento por sua generosidade ou impedem o crescimento e o amadurecimento das pessoas que as cercam, tornando-as dependentes da sua ajuda. Os laços de dependência que se formam são prejudiciais dos dois lados, pois o indivíduo Terra Yang ao cuidar dos outros deixa de cuidar de si mesmo e estabelece uma relação de dívida e culpa com o mundo. Essa atitude de força e dominação, na verdade, esconde medo de rejeição e solidão. É importante que a pessoa passe a cuidar de si, em vez de cobrar do mundo a retribuição do seu amor

- Doenças ligadas ao desequilíbrio da Terra
Alterações digestivas, distúrbios de nutrição, obesidade, anorexia, bulimia, prolapsos e ptoses de órgãos, hemorragias, edemas, astenia, alteração do paladar, pele amarelada.

5) METAL

- Órgão (Zang): Pulmão
- Víscera (Fu): Intestino Grosso
- Manifestação externa: pele e pêlos
- Abertura: nariz
- Partes do corpo regidas/funções: respiração, ciclo das águas, circulação, oxigenação, nariz, seios da face, pele.
- Aspecto mental: Po (Alma Corpórea: reflexos, instintos primitivos, reação de luta ou fuga, trama essencial do corpo que dá forma e mantém a vida.)
- Atitude: instrospecção, acúmulo, instinto, reflexo.
- Emoção predominante: tristeza
- Fatores de adoecimento: cigarro, poluição, falta de líquidos, ambientes secos, luto, pesar, perdas importantes.

- Temperamento associado ao Metal
- Indivíduo observador, introvertido, sensível, intuitivo, inteligente, desconfiado, teimoso, calculista, às vezes frio
- Tem o hábito de economizar dinheiro e nunca se arriscar em atividades muito instáveis
- Tem firmeza de caráter e grande força moral, forte poder de decisão com objetividade e pouca dúvida
- Inflexíveis, determinados e pacientes
- Tem um pensamento minucioso, linear e muito repetitivo
- Em geral gostam de fazer as coisas sozinhos e não pedem ajuda
- Persistentes, podendo se tornar teimosos, insistindo em continuar adiante mesmo em condições adversas
- São auto-suficientes, considerados às vezes rígidos e frios, mas não criminosos
- É reservado, discreto e sabe analisar as situações
- Realistas, são como a espada da verdade, que corta fora as ilusões, o desnecessário, para que haja confronto com a realidade
- Por estar ligado ao movimento de “apego e desapego” ligado à respiração, o Metal manifesta-se pela emoção tristeza, pelo pesar e melancolia
- O aprendizado central deste tipo é aceitar perdas, abrir mão de seus bens e de suas posições rigidamente estruturadas para seguir com mais naturalidade e flexibilidade o fluxo da vida. Os verdadeiramente sábios são os que aceitam a vida como ela é, compreendem seu movimento sem criar apego desnecessário, sabem que a vida é impermanente e seguem sua intuição para seguir o fluxo de energia, o macrocosmo, do mundo externo, além de estarem conectados ao microcosmo, o mundo interno
- Num pólo yin: são pessoas muito intuitivas, introvertidas, caladas e analíticas. Eventualmente tem dificuldade de formar laços duradouros com outras pessoas. Muitas vezes participam pouco da vida e têm medo de se envolver em atividades diversas ou arriscar novas situações, pois não querem gastar energia para manter essas situações ou relacionamentos. Podem viver perdidos em memórias ou sonhos, sem nunca chegar a realiza-los. Guardam mágoa com facilidade e não expressam seus sentimentos, com medo de não serem aceitos. Acabam, freqüentemente, por causa desse comportamento, gerando doenças físicas sérias. Em geral, após sofrerem algumas frustrações, ficam com medo de se envolver emocionalmente ou de se entregar mais profundamente
- Num pólo yang: podem ser bem estruturadas, mais ativas e de opiniões definidas. Eventualmente tornam-se rígidas, apresentando dificuldade em abrir mão de suas posições, de suas convicções e de seus bens materiais. Podem ser obstinados e competentes mas, em geral, não lidam bem com mudanças na sua rotina. São meticulosos e até obsessivos, e não são muito criativos.

- Doenças ligadas ao desequilíbrio de Metal
Doenças respiratórias (asma, pneumonia, dispnéia, enfisema, tuberculose, etc.), astenia, voz fraca, alterações olfativas, rinites, obstipação, depressão, doenças de pele, estase de líquidos corporais formando edemas e derrames, etc.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAMPIGLIA, Helena. Psique e Medicina Tradicional Chinesa. São Paulo: Roca, 2004.

ROSS, Jeremy. Combinações dos pontos de acupuntura: a chave para o êxito clínico. São Paulo: Roca, 2003.

ROSS, Jeremy. Zang-fu: sistemas de órgãos e vísceras na medicina tradicional chinesa. São Paulo: Roca 1994.

As Emoções e as Fases das Enfermidades Mentais De Acordo Com a Medicina Tradicional Chinesa

Num plano terapêutico, Shen (o Espírito) é a força criadora do paciente, que ele precisa tentar mobilizar no sentido da cura. É necessário, portanto, equilibrar as diferentes forças sutis porém estruturais, sem as quais o homem perde a sua coesão e se torna incurável.

O modelo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) coloca as atividades mentais diretamente relacionadas às funções dos seus sistemas de Zang/Fu (Órgãos e Vísceras), de Xue (Sangue), de Jing (Essência).

A acupuntura corresponde a uma técnica terapêutica usada pelos profissionais da saúde para tratar diversas patologias físicas e emocionais. Ela compõe um conjunto de saberes e procedimentos culturalmente constituídos, e dos quais não pode ser dissociada da MTC, que também utiliza ervas, massagens, exercícios físicos, dietas alimentares, etc.

O sangue (Xue) é o suporte do espírito, por isso as alterações emocionais estão diretamente relacionadas no ser humano com o Coração, já que este rege o Thân (consciência da existência) e rege também o Sangue. As alterações do sangue implicam alterações do espírito e vice-versa. Circulando no sangue a mente não estaria fixada no cérebro, mas sim distribuída por todo o organismo e totalmente dependente dele.

ALTERAÇÕES SHEN

- FÍGADO: Excessiva competitividade, imaginação, stress, desejo descontrolado, materialismo, irritação, etc. Predisposição a padecer de enfermidades hepatobiliares e de sua área tissular como os músculos, tendões, unhas, etc.

- CORAÇÃO: Estados eufóricos, excessivas emoções, esforço intelectual e oratória excessiva, etc. Predisposição a padecer de enfermidades cardiovasculares, de intestino delgado e de sua área tissular como as artérias e veias.

- BAÇO-PÂNCREAS: Excessiva preocupação, obsessão, fobias, manias, etc.Predisposição a padecer de enfermidades esplenopancreáticas, gástricas e de sua área tissular como o tecido celular subcutâneo e o tecido conjuntivo.

- PULMÃO: Ansiedade, angústia, ambientes deprimidos, etc.Predisposição a padecer de enfermidades pumonares e de intestino grosso e sua área tissular como pele e pelos.

- RIM: Medo, zelo, insegurança, uso excessivo da força de vontade, etc.Predisposição a padecer de enfermidades renais, vesicais e de sua área tissular como ossos, dentes, sistema endócrino, etc.

Segundo Nogueira-Perez (2007), uma patologia crônica em um indivíduo se fará presente segundo seu terreno Yin-Yang, junto com sua diátese Zang (predisposição). Também se desencadeará devido a alterações orgânicas, psíquicas (emoção repentina), alterações do Qi/Xue, desequilíbrio Yin-Yang ou por alterações dos líquidos orgânicos. As fases das enfermidades mentais são:

1ª Fase – Neurótica (Xie Mental)
Implica a alteração do Mestre do Coração, como órgão que coordena em primeira instância qualquer alteração do comportamento. O Mestre do Coração, como regulador geral de toda bioinformação que o indivíduo recebe, está conectado com os órgãos internos. Por isso qualquer impacto emocional repercute no pericárdio, que deve resolver a conjuntura. Por exemplo, uma agressão por medo que afete o Rim deverá ser neutralizado pela reflexão do BP, a tristeza que afeta o Coração deverá ser neutralizada pela alegria do Coração, etc. O Mestre do Coração através de suas vias internas (meridianos distintos) faz essa mediação. Quando o choque emocional supera as possibilidades homeostáticas do Mestre do Coração, começa um processo que pode evoluir em direção a graus de pior prognóstico. Nesta primeira fase se observam alterações dos aspectos fundamentais da vida de relação do ser humano, como a sexualidade e o sono. Fatores endógenos, exógenos ou mistos podem ser a raiz da aparição deste primeiro estágio de desequilíbrio onde o Mestre do Coração, enquanto válvula de escape, trata de neutralizar as plenitudes internas desencadeando sintomas agudos e típicos, por exemplo:
- taquicardia, arritmia, opressão torácica, alteração da sexualidade (por excesso ou falta), alterações do sono (insônia), problemas musculares (tensão muscular já que Fígado e o Mestre do Coração formam o mesmo plano – Jue yin), irritação, estresse, etc.
Se não for corrigido e transbordar a ação do pericárdio, o desequilíbrio segue adiante e passará a uma segunda fase. No final da primeira fase já podem coexistir sintomas da segunda.
Na atual sociedade ocidental existem múltiplos fatores que provocam essa situação de opressão constante no Mestre do Coração (materialismo, medo, procupação, etc.) e por isso são tão freqüentes as alterações na área do sono e da sexualidade. Podemos medir isso pelo consumo exagerado de soníferos ou sedantes, e pelas transgressões sexuais que parecem ser típicas de nossa sociedade atual.

2ª Fase – Ansiosa (Xie Houn ou Xie Yi)
Se o Mestre do Coração não controla a situação e falha em sua função mediadora se afetará o Shen do Baço-Pâncreas e do Fígado (Yi e Houn).
O Fígado (Yang) e o Baço-Pâncreas (Yin) produzem dois tipos de ansiedade diferentes:
A Ansiedade Yang (Xie Houn) – uma alteração do espírito do Fígado, que favorece a possessividade, o materialismo, a excessiva competitividade. É a ansiedade típica do homem que pode chegar a sobrepujar todos os valores e prazeres, incluindo a sua própria vida, para chegar ao máximo poder ou a uma maior relevância social. Se produzirá um indivíduo inquieto, impulsivo, com ira e irritabilidade, insônia, com olhos perdidos no vazio (falta de foco) e excesso de imaginação que resultará em ansiedade e desejo descontrolado, ambição desmedida e hiperatividade. É o que alguns autores clássicos denominam de “a alma do general”.
A Ansiedade Yin (Xie Yi) – é uma alteração do espírito do Baço-Pâncreas, que dá lugar ao surgimento de preocupação excessiva pela conservação ou manutenção das coisas, as condutas repetitivas, a obsessão. É a ansiedade própria da mulher que pode conduzir a condutas obsessivas com o objetivo de manter seus valores essenciais como beleza, filhos, segurança, ou seja, tudo o que possui ou forma seu mundo. Os filhos se vão, a beleza se apaga, e isso supõe um choque que pode dar lugar à ansidade característica da mulher na época pré-menopausa, caracterizada por obsessão, preocupação e ansiedade. É descrita por alguns autores como a “alma do juiz”.
A afetação de uma ou outra unidade energética vai depender de vários fatores. Assim, um desequilíbrio proveniente de um fator Yin tenderá a repercutir no BP, e se a raiz do desequilíbrio é de natureza yang tenderá a repercutir no F.

3ª Fase – Depressiva (Xie Po)
Superada a fase anterior, pode haver evolução para um quadro depressivo que está claramente definido em MTC como alteração da ‘alma sensitiva”, ou Po. A unidade energética afetada nesta fase é o Pulmão, responsável pela energia vital.
O indivíduo padecerá de uma queda na energia vital, aparecendo angústia, melancolia, tristeza, pessimismo, perda da auto-estima e ausência mórbida de vontade e da alegria de viver. Há desengano e frustração com esgotamento da capacidade de resposta aos múltiplos fatores de convivência humana, resultando em psicoastenia e tristeza. O Po é denominado pó alguns autores como “a alma do poeta”.

4ª Fase – Psicótica (Xie Thân ou Xie Zi)
Se se supera a fase depressiva, pode ser afetado o eixo Shao Yin, eixo mais profundo, responsável em última instância pelo equilíbrio Qi-Xue e Yin-Yang.
Os órgãos Coração e Rim estão envolvidos nesta fase, gerando as grandes psicopatias:

- Loucura Yang (Xie Thân) – ou perturbação do espírito do Coração, onde aparecem comportamentos Yang, com logorréia e euforia descontrolada. O indivíduo acredita estar acima do bem e do mal, se torna egocêntrico, megalomaníaco, tem delírios e alucinações, tem comportamentos lábeis e imprevisíveis, “vai em direção ao céu”. O paciente pode apresentar manifestações como: chorar e voltar a estar tranqüilo em questão de minutos, ou gritar e insultar a todos ao redor, sendo impulsivo em seus atos, com a realidade distorcida, sendo a morte um aspecto insignificante. É chamada de “a alma do imperador”.
- Loucura Yin (XieZi) – perturbação do espírito do Rim, onde aparecem comportamentos Yin com medo, zelo, insegurança. O indivíduo tem a força de vontade desvanecida, não vê motivos para viver, tem medo da vida, “vai em direção à terra, sem vontade para exercer nenhuma ação. Se a alteração é forte o indivíduo apresentará um terror intenso e medo de tudo, para ele a vida perde o sentido e pode chegar ao suicídio, sendo que este corresponde a um estado crítico onde o paciente tem perda de reconhecimento da própria imagem e do mundo que o cerca. É chamada de a “alma do cobrador de impostos”.
A alteração poderá se apresentar em um ou outro, dependendo da origem.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

PEREZ, Carlos A. Nogueira. Acupuntura Bioenergética y Moxibustión. Tomo I, II e III. Madrid: Ediciones CEMETC, Espanha, 2007.

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