terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Como funciona e quanto tempo dura o tratamento psicoterápico?

Para melhor exemplificar o funcionamento e a aplicabilidade da psicoterapia cognitivo-comportamental, sugere-se que o paciente faça uma sessão de uma hora de psicoterapia uma vez por semana, a não ser que ele esteja em crise. Quando já está melhor, pode-se reduzir a freqüência dos atendimentos para cada duas semanas e após, como prevenção da recaída e manutenção, a cada três semanas. Essas sessões permitem que o paciente pratique as habilidades aprendidas na psicoterapia. Outras sessões de revisão são recomendadas a cada três, seis e doze meses. Dependendo da gravidade do caso, a diminuição dos sintomas é percebida entre três e quatro semanas, se tiver havido assiduidade e conclusão das tarefas sugeridas.
É uma forma de psicoterapia breve devido a eficácia comprovada através de estudos controlados, com resultados satisfatórios em variados transtornos comportamentais. Esta tende a ser breve e orientada no problema no qual o paciente se queixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hipnose e Terapia Cognitivo Comportamental

Há comprovação científica de que a hipnose pode potencializar a terapia cognitivo-comportamental (TCC) em psicoterapia. A TCC se concentra...