sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Hipnose e Terapia Cognitivo Comportamental

Há comprovação científica de que a hipnose pode potencializar a terapia cognitivo-comportamental (TCC) em psicoterapia.

A TCC se concentra em oferecer ao cliente uma nova gama de habilidades conscientemente. Mas, muitas vezes, embora as pessoas tenham as capacidades, acham difícil aplicá-las.

A maioria enfrenta um conflito interno entre o que decidiu fazer (desenvolver e aplicar conscientemente habilidades) e seu comportamento automático ou hábitos existentes (subconsciente). Isso torna a aplicação dessas habilidades muito cansativa.

Como a hipnose lida com o subconsciente, ela  também ajuda atuando como um veículo para integrar essas habilidades com o subconsciente, tornando assim a aplicação dessas habilidades mais natural e eficaz.

A experimentação e o ensaio da aplicação dessas novas habilidades podem ser feitos no subconsciente durante a hipnose, que também pode ajudar a melhorar a lição de casa, as tarefas de terapia e os aspectos experimentais cruciais na TCC, pois podem ser semeados e reforçados no subconsciente.

No caso de pensamentos automáticos, a hipnose pode ser usada para pausar ou desacelerar os pensamentos que ocorrem dentro da mente (por meio de sugestões), para que as tomem consciência deles.

Tendo identificado os padrões de pensamento inúteis do cliente, a hipnose pode ajudar ainda mais, adicionando uma dimensão de flexibilidade na percepção e no comportamento que pode auxiliá-lo a repensar as coisas de uma maneira muito mais saudável.

A hipnose também pode ajudar criando um grau de desapego dos pensamentos e sentimentos que permite ao indivíduo observar esses pensamentos e sentimentos como alguém de fora (terceira pessoa).

Isso o ajuda a ver que ele não é seus pensamentos e sentimentos, o que facilita desafiá-los e outras crenças inúteis.

Em vez de tentar fazer novas associações no nível consciente, o que geralmente exige muito esforço e repetição antes que elas se tornem automáticas (subconscientes), a hipnose pode ser usada para criar associações diretamente no nível subconsciente.

Como o subconsciente também dirige o sistema nervoso autônomo, responsável por todas as ações involuntárias do como respiração, batimentos cardíacos, funções linfáticas, crescimento, reparo e substituição de células mortas e moribundas etc., a hipnose pode agregar um grande valor ao tratar de problemas de trauma físico e melhorar a saúde física e o bem-estar geral.

Em suma, a hipnose pode ser muito útil na TCC ao tornar as terapias mais breves e ainda mais eficazes; identificar problemas e crenças profundas com mais facilidade; ajudar com a catarse, ou seja, liberar as emoções negativas intensas pode se tornar mais fácil e rápido.

A hipnose também contribui para desafiar ou contestar as cognições do cliente com menos resistência; identificar e observar padrões de pensamentos automáticos e não conscientes; e criar mudanças em comportamentos automáticos e estados emocionais com muito mais facilidade.

Ajuda, ainda, a lidar com memórias traumáticas reprimidas e a estabelecer relacionamento e confiança entre terapeuta e cliente.
 
Referencia: Benomy Silberfarb. HIPNOTERAPIA COGNITIVA - A importância da Hipnose em psicoterapia, 2020

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hipnose e Terapia Cognitivo Comportamental

Há comprovação científica de que a hipnose pode potencializar a terapia cognitivo-comportamental (TCC) em psicoterapia. A TCC se concentra...