domingo, 15 de maio de 2011

Livro "Eu Tinha Um Cão Negro, Seu Nome Era Depressão"

JOHNSTONE, Matthew. Eu Tinha Um Cão Negro, Seu Nome Era Depressão. São Paulo:  Sextante, 2008


                           A única certeza de que temos, é de que um dia na vida ficaremos deprimidos. Pode ser pela perda de um ente querido, a saída de um emprego, uma aposentadoria, entre outros fatores. A depressao tem fases, que vão desde a branda a severa.
            
Winston Churchill descreveu os infernais períodos de depressão por que passou e apelidou a doença de Cão Negro. Assim, essa expressão se popularizou como sinônimo da doença que afeta milhões de pessoas no mundo todo. 


Segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão é a doença que mais invalida as pessoas e está a frente dos problemas cardíacos, trazendo conseqüências econômicas e sociais. As estimativas apontam que uma em cada quatro mulheres e um em cada seis homens irão sofrer em algum momento da vida de depressão com significativos sintomas clínicos (podendo durar semanas a anos).



Este livro apresenta uma visão realista, mas animadora de como é viver com um companheiro baixo-astral que não larga do seu pé e parece querer enterrar sua vida - O Cão Negro.


De maneira tocante e hábil, ele capta o estado de espírito, as dificuldades de relacionamento e as manifestações físicas da depressão clínica.


O Cão Negro pode ser um monstro terrível, mas tirá-lo da penumbra é o primeiro passo na direção da recuperação. Para domá-lo, é preciso procurar ajuda médica, psicológica e buscar forças dentro de si mesmo, com o apoio da família e dos amigos.

Recomendo esse livro para leitura tanto  para o público infantil, quanto adulto, pois o autor conseguiu descrever a depressão, doença tão séria, da maneira mais simples e impressionante que já vi em toda a literatura especializada. 

Não deixem de comprar!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hipnose e Terapia Cognitivo Comportamental

Há comprovação científica de que a hipnose pode potencializar a terapia cognitivo-comportamental (TCC) em psicoterapia. A TCC se concentra...