terça-feira, 10 de outubro de 2023

Terapia Cognitivo Comportamental Infantil

É justamente durante a primeira infância que as emoções humanas estão se desenvolvendo, assim como a personalidade da pessoa. A terapia cognitivo-comportamental se apropria de técnicas e de linguagens não verbais que fazem parte do ambiente lúdico infantil. O terapeuta ajuda a criança a ser ativa em seu próprio processo de elaboração psíquica. Toda criança precisa saber identificar suas próprias emoções e as emoções daqueles que o cercam. Essa habilidade, quando trabalhada em conjunto com estratégias de comunicação, colabora para a construção de relações interpessoais mais saudáveis ao longo da vida. 

Em geral, as consultas de TCC são estruturadas e possuem foco no tempo presente. Além disso, o psicólogo usa recursos como desenhos, jogos e brincadeiras que ajudem a acessar o imaginário da criança. Finalmente, a abordagem e a intervenção educativa com os pais é a parte mais importante do tratamento. Por isso, o terapeuta tenta identificar quais são as dificuldades vivenciadas naquele momento pela criança; eventos importantes de sua infância; qual a percepção que o indivíduo tem de si mesmo e do outro. Igualmente, crenças, estratégias de recompensa e expectativas da família em direção a ela também têm relevância no processo terapêutico. Participando da psicoterapia, o pai e a mãe passam a compreender melhor qual é de fato seu papel na educação da criança e como podem oferecer um ambiente seguro, em que o filho se sinta à vontade para falar sobre seu sentimentos e dificuldades.

Alguns padrões específicos de comportamento infantil e algumas condições psiquiátricas se beneficiam mais da psicoterapia, entre elas:

  • criança birrenta;
  • fobia social;
  • Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH);
  • Transtorno Desafiador Opositor (TDO);
  • criança ansiosa ou deprimida;
  • criança com transtornos alimentares; 
  • Transtorno do Espectro Autista (TEA);
  • dificuldades de aprendizagem.

Psicoterapeutas utilizam-se de um baralho das emoções, que ajuda a criança a identificar como está se sentindo.Outra opção é o relógio dos pensamentos-sentimentos: a criança desenha um relógio e, no lugar dos números, estão rostos que representam as emoções. Outra técnica conhecida é a da máscara do herói para a resolução de problemas. O paciente constrói uma máscara estampada com a imagem de um herói ou personagem à sua escolha. 

Histórias que contam situações análogas às que a criança está vivendo são muito úteis na TCC, porque ajudam a criar identificação com o personagem e, assim, fazem a criança pensar sobre o que está sentindo. 

A meditação, o treinamento da respiração diafragmática e técnica do relaxamento progressivo são utilizadas principalmente em pacientes ansiosos.

A exposicao graduada  útil em crianças com traumas e fobias a determinadas situações. A ideia, portanto, é expô-la gradualmente aos estímulos que ela não tolera, mostrando que ela está segura e que é capaz. 

Uma atividade chamada balança de vantagens e desvantagens ajuda indivíduos indecisos e inseguros no que tange à tomada de decisão. 

Gostou? Procure um terapeuta infantil para seu filho. 

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