domingo, 23 de agosto de 2009

Perguntas Sobre Acupuntura Estética


O Que É?
A acupuntura estética nasceu na década de 70 e segue o mesmo princípio que a acupuntura tradicional. Acredita-se que o descobrimento da acupuntura voltada para estética aconteceu por acidente, quando se tratavam os pacientes por outras causas, o que levou a estudos mais detalhados sobre o assunto.
Na visão da Acupuntura, os problemas estéticos também estão ligados com o desequilíbrio da energia dos órgãos internos. A beleza vem do bem-estar e do equilíbrio energético.

• Estética Facial
Utiliza-se técnicas de eletroacupuntura para redução de rugas; marcas de expressão e sulcos, massagens com ventosas, laser nas bolsas infra-orbiculares e técnicas de apoio como: peeling químico; ionização com rolete e máscaras faciais: geoterapia (argila medicinal), turmalina, hidroplástica e plásticas.


• Estética Corporal

Técnicas da Medicina Tradicional Chinesa na lipodistrofia (celulite), com eletroacupuntura; tratamento pela biotipologia corporal e princípios dietéticos com orientações alimentares baseados na teoria do gordo yin e gordo yang; pontos sistêmicos e auriculares para obesidade; fitoterapia (desintoxicante, estimulante do organismo e de emagrecimento); redução de medidas e tratamento da gordura localizada com eletrocupuntura (abdômen, costas, quadris e glúteos); tratamento das estrias com eletroacupuntura e moxabustão (queima de artemísia); ptose de mamas; ptose de glúteos; sangria de capilares (varicosas), redução de culotes e drenagem linfática com ventosas.

• Como Funciona?

As agulhas são inseridas na região intradérmica, não causa dor e logo após algumas sessões, observa-se uma melhora no tônus muscular e na circulação local; aumentando a vitalidade da pele e promovendo o rejuvenescimento. Ainda são estimulados pontos para promover o funcionamento do intestino, facilitar a digestão, controlar a ansiedade e reduzir o apetite.
• Possíveis Reações Adversas
Quem tem a pele mais sensível pode sentir um pouco de dor ou ganhar hematomas, que somem rapidamente. Mas na maioria dos casos as picadas não provocam sensação alguma. Durante os tratamentos, as agulhas são aplicadas nos meridianos (canais de energia vital), nos pontos relacionados aos órgãos causadores do problema e na região onde o mal está localizado. Tudo isso para promover o equilíbrio do energético yin e yang. As agulhas utilizadas possuem as medidas de 25 x 30 mm na maioria dos procedimentos corporais.


• Materiais Necessários:

- Eletroacupuntura - Eletrodos ligados às agulhas, ajudam a potencializar a ação, auxiliando na drenagem dos líquidos, eliminação de toxinas e dissolução de gordura, reduzindo desta forma, medidas, celulites e estrias. As agulhas permaneceram por cerca de vinte minutos, com eletroestimulação pelo aparelho.
.
- Ventosas - Realiza trabalho de sucção, auxiliando na drenagem corporal e eliminação de toxinas. Auxilia nos tratamentos de gorduras localizadas, pois incentiva o organismo a separar resíduos metabólicos e liberar toxinas residuais promovendo a oxigenação e purificação do sangue.

- Cremes – Alguns cremes que utilizados na drenagem, possuem ação lipolítica (reduz gordura corporal) quando utilizados juntamente com massagens e ventosa.

- Auriculoterapia - Pontos presentes no pavilhão auricular quando estimulados, auxiliam no tratamento da ansiedade, saciedade da fome e eliminação de toxinas.

- Geoterapia – Argila medicinal utilizada no auxílio da desintoxicação do organismo, para vitalidade da pele e como hidratante facial.

• Número de Sessões

O número de sessões é variável. Sugere-se um número mínimo de uma sessão semanal e de no máximo três para que o organismo possa sentir os efeitos do tratamento. O ideal é fazer entre seis e doze sessões. O método melhora a produção de colágeno, renova a pele, relaxa os músculos contraídos e tonifica os flácidos.

• Contra-indicações da Acupuntura Estética:

É um método seguro e as contra-indicações são para pessoa que apresentam doenças graves e marca-passo.

Um comentário:

  1. Olá,
    É normal a pele ficar grossa e com algumas espinhas por conta de acupuntura estetica?
    A médica me disse que primeiro o tratamento desestabiliza para depois estabiliza. Isso é normal?
    Obrigada

    ResponderExcluir

Hipnose e Terapia Cognitivo Comportamental

Há comprovação científica de que a hipnose pode potencializar a terapia cognitivo-comportamental (TCC) em psicoterapia. A TCC se concentra...